domingo, 23 de maio de 2010

Tenho pressa de criar você...

No meu curto periodo fora do brasil pude observar que os pais fora do Brasil nao teem esse desespero pelo tempo... e tudo isso me leva a refletir sobre o assunto sempre que vejo uma mãe arrastando pela mão uma criança e discursando "Anda logo, bla-bla-bla"...

Q tipo de cidadãos estamos criando, e que estabilidade emocional poderemos oferecer a seres que ainda estão em formação? A verdade é que vivemos numa sociedade onde o "ter" acaba ocupando um espaço enorme, crescendo a cada dia para tampar os buracos do nosso ser, sim é isso mesmo que estou dizendo, pra mim consumimos cada vez mais na tentativa de suprir nossas necessidades emocionais... Não sou psicologa embora gostaria de ser um dia... mas tenho o mundo que é meu observatório particular...
Eu tive um namorado que toda vez que a gente brigava ele comprava alguma coisa cara, muito cara, que na maioria das vezes ele nao precisava tipo: um novo som pro carro, um novo carro, um computador de ultima geração.
Convivo com pessoas que trocam de celular a cada ano, porem nao usam nem 50% dos recursos que o novo aparelho oferece, que necessidade é essa que a pessoa precisa ter?
Um dia desses deitada na cama com a minha mãe tagarelando sobre a vida (sim, apesar dos meus quase 30 tenho colinho de mamãe) ela me confidenciou o seguinte: "Nao tive pressa de criar você", e a partir dessa frase ela foi relatando o que ela considera necessário pra criar pessoas emocionalmente saudaveis, enqto ela relatava muitas lembranças vinham à minha cabeça... o relato foi mais ou menos assim "Não tive pressa de criar vc, seu pai e eu planejamos, depois dos 5 anos de tratamento engravidei, eu já nao trabalhava mais desde o casamento, todo o meu tempo era pra vc, lembra que a gente ia ao clube, ao centro da cidade, ao shopping, ao taquaral, e as todos os lugares juntas? Quando você fez 11 anos eu voltei a trabalhar, por que aí vc nao precisava mais tanto de mim, agora hoje em dia todas as mães precisam trabalhar fora e ao invés de ter paciencia e tempo pra cuidar dos seus filhos, delegam a educação pra escola, e na escola tem 1 monte de gente e a professora nao tem tempo de dar atenção individual pra cada aluno e ai as crianças crescem agressivos pra chamar a atenção".
Não precisou muito, comprei a idéia!, o tempo que estava fora, vi que as crianças australianas são calmas e educadas, em contrapartida os pais são atenciosos e dedicados, os adultos nao demonstram agressividade...o indice de violencia é baixo, enquanto no Brasil a necessidade de trabalhar muito faz com que os pais nao tenham tempo de acompanhar seus filhos criando pessoas viciadas em televisão, e agressivas pra chamar a atenção, nem sempre crimes são cometidos por pessoas necessitadas, alias todos os dias vemos nos noticiários crimes que foram cometidos por pessoas de classe média ou alta, qual a necessidade dessas pessoas?
Eu ainda nao sou mãe mas quero ser uma mãe presente e participativa na vida dos filhos que um dia vou ter... para quem tem filhos nao pretendo botar meu bedelho na criação, mas são pontos a se comparar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário