sábado, 11 de junho de 2011

O que fazer quando está na sua cara que...

Você não é daquele lugar...

Os dias foram passando e resolvi frequentar o Popeyes uma lanchonete que vende pedaços de frango fritos, aqueles bem ao estilo filmes americanos mesmo... o fato é que por estar no harlem, a maior comunidade afro-descendente de New York... as pessoas passavam olhando a minha brancura sentada à mesa e comendo o meu franguinho...o estranho é que todas as esquisitices possiveis são normais em NY, e eu ser branca e estar numa lanchonete no Harlem era estranho pra eles, não que não existam brancos por lá mas como a maioria é negra, eles acabam olhando a gente com aquele olhar "O que você faz por aqui branquela..." humpf, meu branco palmito estraga tudo.... a intenção era passar desapercebida...

Até o dia em uma criança branca, com a mãe branca entrou lá, e comemorava sabe-se Deus o que ao me ver, mas tive a impressão que era o meu estado de brancura... porque ela disse em alto em bom som que compreendi com meu espanhol tupiniquim "Mamãe, tem outra..." e a mãe imediatamente fez um sonoro "Xiuuuuu!" e a menina sentou-se num banco proximo a mim, sorrindo cheia de satisfação... e eu como Boba que sou nao resisti e comecei a fazer tchauzinho pra menina, mas a mãe dela só comprou o frango e foi embora, e eu voltei a ser a unica branca do recinto...

Foi uma experiencia diferente, sentir o preconceito por causa da minha cor, e pela primeira vez nao fui notada pelo sobrepeso, afinal perto do peso das americanas, sou peso pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário