sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tenho medo do Sucesso - Capítulo 1

A verdade nua e crua...

Entrara no escritório do coach, procurando respostas, que eram basicamente quais atitudes estava tomando profissionalmente que a fazia ter sucesso até certo ponto e depois fracassar... O que estava acontecendo, que o sucesso tinha um limite, para alguém que se capacitara durante uma vida toda, ela não queria mais repetir experiências anteriores.
O coach lhe entregou uma série de perguntas, e depois de analisá-las passou o diagnóstico que caiu sobre ela como uma daquelas bigornas de desenho animado do Papa-léguas.
Ele começou dizendo que a principio não tinha acreditado no que ela dissera, que era tímida, mas que agora vendo o resultado ele sabia que realmente era verdade.
Ela concordou disse que o avisara antecipadamente, mas então ele continuou passando os outros pontos levantados.
E ai de repente ela percebeu que ele descobrira coisas que ela até sabia sobre si mesma, mas percebeu junto com isso que mesmo que se saiba algumas verdades sobre si, ouvi-las da boca de outra pessoa pode doer muito, e para cada item, sua mente fazia questão de se lembrar de um momento passado, fazendo algumas lagrimas rolarem mesmo que se tentasse segura-las a toda força.
Coach: "Você é perfeccionista, você é apegada as regras, dificilmente você dá segunda chance para as pessoas, o fato de você ser perfeccionista te faz perseguir seus erros, eu acho que você merecia um chicote de ponta para se maltratar de tanto que você persegue a perfeição.
Você tem poucos amigos, porque você não consegue mostrar pro mundo como você é, pois você tem medo do julgamento alheio, suas relações são baseadas em confiança, então você naturalmente consegue que as pessoas confiem em você, mas você não é capaz de pedir ajuda aos outros, porque você tem receio de demonstrar fraqueza, então a sua vida é assim, você ajuda todo mundo, mas quando você precisa você está sozinha porque todo mundo se acostumou a ser ajudado e não a ajudar, e mesmo que tentem você não aceita.
Você não gosta de ser colocada em evidência. E principalmente dentro de você, você não se sente merecedora do sucesso, por isso você vai tomando atitudes que te levam ao sucesso, mas quando você vê que aquilo vai realmente funcionar, você se afasta, pára e se boicota porque você tem medo de que aquilo realmente funcione, simplesmente porque você acha que não merece. Se em algum momento você sente que as pessoas não confiam em você, você quebra a relação seja ela de trabalho, amizade e até afetivo."
E enquanto ela confirmava tudo isso, ela se lembrava de cada uma das situações apontadas, e sentia sobre si, o peso do fracasso, sim porque todo seu fracasso fora criado por ela mesma e não conseguindo se conter ela ainda confirmava isso contando ao coach os fatos que ela lembrava.
"Sim, eu sou perfeccionista e apegada as regras, tanto que eu não quis mais trabalhar na empresa anterior porque eles tinham no estatuto deles que um cargo de gerencia tinha como pré-requisito graduação e pós graduação, e colocaram para gerente uma pessoa que não tinha nem uma coisa e nem outra, além do mais me disseram que era muito boa funcionária e que deveria auxiliar o novo gerente, se era tão boa porque não me colocaram lá já que eu tinha todos os pré-requisitos? Quebraram minha confiança.
Sim, uma vez que minha confiança foi quebrada eu afasto as pessoas, eu simplesmente as afasto, sem que eu diga sequer uma palavra, do que eu penso ou de como eu me sinto, pois quero ser perfeita, e por isso tenho receio de dizer que estou com raiva, machucada ou qualquer outro sentimento."
Lembrou-se do dia que viu seu recente ex-namorado com outra pessoa, e que de repente tudo fez um sentido enorme, descobriu que ele era michê, e se relacionava com pessoas mais velhas em troca de dinheiro, ela não tinha sido capaz de dizer uma só palavra sobre a indignação que sentira vendo aquilo, simplesmente o afastou para sempre, sem dizer uma só palavra, curara sozinha suas mágoas, chorando todos os dias até que a dor passasse. Quantos dos seus amigos sabiam disso? Demorou muito tempo até que fosse capaz de falar disso com outras pessoas, porque "protegera" o ex-namorado do vexame? não contou à familia dele, não fez um escandalo sequer, simplesmente depois de tê-lo visto sumiu sem dar uma palavra.
"Sim eu tenho medo do julgamento das pessoas que me conhecem" - E então lembrou-se do quão constrangida ficara quando a sua mãe disse ao seu primo que ela praticava dança do ventre, e aí outras verdades vieram à tona, porque não sentia vergonha de revelar isso à recem-conhecidos, mas quem convivia com ela, era uma preocupação sobre o que poderiam pensar dela. Ela se sentia feliz e realizada praticando dança do ventre, mas tinha medo do julgamento alheio.
E finalmente se lembrara de inúmeras situações em que não se achava merecedora da felicidade que tinha, ou escolhera menos do que achava que merecia: o dia que escondeu que era pós-graduada do paquera, sentia vergonha de ser pós-graduada porque o paquera não tinha nem graduação, o dia do teste para o novo emprego em que pensara durante a prova desistir, porque achava que uma amiga sua faria todo aquele teste com o pé nas costas, suas escolhas de namorados que sempre tinham alguma descompensação social, educacional, financeira ou até física perante ela, era verdade ela estava sempre se boicotando sempre recebendo ou querendo menos do que merecia. Lembrou-se do homem que estava interessada há muitos anos e nunca teve a coragem de confessar, porque sentia que ele era muito mais do que ela...
Nesse momento sentiu raiva de si mesma, pois lembrou-se que o defeito que mais apontava em seu pai era também o pior defeito dela, ser humilde demais, mansa demais, controlada demais...
Estava sempre querendo manter seus pais satisfeitos não importando o quanto isso lhe custasse, não ia à baladas pois seu pai reclamava da hora que chegava, outra preocupação era o que algum conhecido iria pensar se a visse lá se divertindo, era obvio que não era uma devassa, mas o simples fato de estar lá que tipo de pensamento causaria nas pessoas. Onde iria sua reputação de boa moça?
Descobriu-se uma neurotica, afinal o que tinham outras pessoas haver com a vida dela? Ela pagava suas contas, e não era mais criança. Finalmente descobrira o prazer que as viagens ao exterior lhe causavam, a liberdade de fazer o que bem entender, afinal aquelas pessoas não a conheciam, e se a conhecessem não passaria de um período, a satisfação de não dar satisfações.
Como poderia mudar tudo isso? Ser capaz de se sentir merecedora das coisas? Merecedora de ser feliz principalmente? Ela sabia que merecia muitas coisas boas, ter sucesso no trabalho, no amor e na família. Em que momento sua mente fora programada para se auto-boicotar? Ela não sabia, mas tinha a certeza que deveria mudar isso, afinal quando se busca algo bom, não se deve ter medo de encontrá-lo...
Estava disposta a pedir ajuda a quem fosse, e a mudar seus pensamentos, voltou pra casa com a cabeça a milhão, e um questionário para ser respondido ao coach no proximo encontro...
Toda caminhada começa com um pequeno passo, aquele dia tinha sido o primeiro de muitos, na busca do sucesso que merece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário